Aprender e ensinar a língua portuguesa na escola 👩🏻🏫👩🏻🏫
Para
alcançar o objetivo no ensino de Língua Portuguesa é importante pensar sobre a
metodologia a ser usada em sala de aula. A língua, acima de tudo, é um código
social, um acordo de letras, que em combinações entre si adquirem significado
para um determinado grupo social. Contudo, há uma convenção linguística, a qual
permanece em uma sociedade para que a comunicação possa existir entre os
falantes. Isso não quer dizer que todo indivíduo vai escrever e falar da mesma
maneira, já que cada um tem a sua particularidade e um objetivo ao se
comunicar.
Para
contemplar os três eixos leitura, oralidade e escrita é preciso envolver o
aluno em uma série de atividades em que ele possa se posicionar, interagir
perante os textos que lê e produz, fazer inferências e em relação a opinião dos
demais colegas, reelaborar suas produções e sua argumentação. Para isso é
necessário deixar claro que não existe uma única maneira de falar, caso da
oralidade, pois devem ser consideradas as variações linguísticas da língua em
seu contexto de uso. Porém, no caso do registro escrito, há de se esclarecer
que existem regras que devem ser obedecidas para que não se perca a clareza
naquilo que se escreve.
Ao que se
refere a leitura, escrita e produção textual na escola, é importante destacar
que esses fatores são essências para o crescimento intelectual, social e
afetivo dos alunos. E requer de nós educadores uma reflexão uma pouco mais
profunda acerca do ensino da Língua Portuguesa, pois, a prática educativa deve
envolver uma constante busca de procedimentos no intuito de fazer os alunos
apreciar a leitura, bem como a escrita, e estarem aptos a produzir textos com
coerência e coesão.
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