Aprender e ensinar a língua portuguesa na escola 👩🏻‍🏫👩🏻‍🏫

Para alcançar o objetivo no ensino de Língua Portuguesa é importante pensar sobre a metodologia a ser usada em sala de aula. A língua, acima de tudo, é um código social, um acordo de letras, que em combinações entre si adquirem significado para um determinado grupo social. Contudo, há uma convenção linguística, a qual permanece em uma sociedade para que a comunicação possa existir entre os falantes. Isso não quer dizer que todo indivíduo vai escrever e falar da mesma maneira, já que cada um tem a sua particularidade e um objetivo ao se comunicar. 
Para contemplar os três eixos leitura, oralidade e escrita é preciso envolver o aluno em uma série de atividades em que ele possa se posicionar, interagir perante os textos que lê e produz, fazer inferências e em relação a opinião dos demais colegas, reelaborar suas produções e sua argumentação. Para isso é necessário deixar claro que não existe uma única maneira de falar, caso da oralidade, pois devem ser consideradas as variações linguísticas da língua em seu contexto de uso. Porém, no caso do registro escrito, há de se esclarecer que existem regras que devem ser obedecidas para que não se perca a clareza naquilo que se escreve.
          Ao que se refere a leitura, escrita e produção textual na escola, é importante destacar que esses fatores são essências para o crescimento intelectual, social e afetivo dos alunos. E requer de nós educadores uma reflexão uma pouco mais profunda acerca do ensino da Língua Portuguesa, pois, a prática educativa deve envolver uma constante busca de procedimentos no intuito de fazer os alunos apreciar a leitura, bem como a escrita, e estarem aptos a produzir textos com coerência e coesão.

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